FAQ





Escalar é seguro?
Sim, das modalidades do montanhismo, a escalada esportiva é a mais segura delas. No entanto todo cuidado deve ser tomado. Atenção e responsabilidade são as regras primárias no ambiente vertical.

Nunca escalei, por onde começo?
Começar a escalar na Casa de Pedra é muito mais fácil do que você imagina, basta ir à Casa de Pedra com um pouco de coragem e espírito de aventura, que do resto cuidamos nós. Monitores o acompanharão durante todo o processo introdutório; do uso dos equipamentos aos procedimentos de segurança e técnicas básicas. Confira nossa mensalidade Degustação.

Quem pode escalar?
Qualquer um pode escalar. Crianças menores de 12 anos devem permanecer acompanhadas dos pais ou responsáveis por todo o tempo. Adolescentes de 13 a 17 anos podem escalar sozinhos, mas devem ter termos de responsabilidade assinados pelo responsável.

Se eu estou subindo e não agüento mais me segurar, eu vou cair?
Não. Enquanto você escala, na outra ponta da corda seu parceiro faz a segurança, ou seja, conforme você sobe ele puxa a corda mantendo-a sempre esticada. Desta forma você descerá apenas alguns poucos centímetros, pois a corda de escalada tem uma pequena elasticidade para absorver sua "queda". Veja também, por dentro da casa/top rope

Quanto peso agüentam as cordas e mosquetões?
Tanto as cordas como, cadeirinhas e mosquetões de escalada são extremamente fortes e certificados por órgão internacionais de qualidade como C.E. e/ou U.I.A.A. geralmente a carga de ruptura dos equipamentos é de aproximadamente 3500kg. Confira os Equipamentos

Como devo me vestir para escalar?
Venha vestindo roupas largas e confortáveis para a prática de atividades esportivas. Não recomendamos shorts muito curto para os homens, nem saia para mulheres.

Para escalar eu preciso ir sempre com um amigo?
A escalada é um esporte feito em duplas, um escalador e um segurador, no entanto num ambiente como a Casa de Pedra você encontrará diversas pessoas que como você estarão sozinhas. Aproveite-se desta situação para conhecer novos escaladores, fazer amigos e quem sabe encontrar seu próximo companheiro de viagem. Nossa equipe de instrutores o ajudará a achar um parceiro!